O processo inflamatório é um mecanismo de reação do organismo para que haja uma eliminação, neutralização e destruição da causa de uma agressão.
Quando o corpo detecta um intruso, reage tentando removê-lo, desencadeando o processo inflamatório. O “invasor” pode ser um corpo estranho, como um espinho, um agente irritante ou um patógeno. Patógenos comuns incluem bactérias, vírus e outros organismos que causam infecções.
Podemos classificar a inflamação em dois tipos principais: a aguda e a crônica.
Várias doenças estão associadas à inflamação crônica, desde o diabetes até a aterosclerose (depósito de gordura na parede das artérias, passando também pelo ganho de peso). Em especial sobre o ganho de peso, o acúmulo de gordura nas células de estoque (os adipócitos) gera uma cascata de processos inflamatórios no organismo que podem elevar o colesterol ruim e, inclusive, desorganizar alguns eixos hormonais, causando resistência à insulina.
A inflamação pode contribuir para uma ampla gama de doenças crônicas, como por exemplo, a síndrome metabólica, que inclui diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade.
Esse tipo de inflamação não gera dor, nem vermelhidão ou calor; É SILENCIOSA!
Os alimentos que mais contribuem para manter o corpo inflamado são os ricos em gorduras trans, açúcares, refrigerantes, industrializados e certos carboidratos.
Basicamente, corrigimos a inflamação crônica com uma alimentação saudável e equilibrada; comendo COMIDA DE VERDADE: Verduras, Legumes e Frutas. Caso consuma, Carne, Frango, Peixe e Ovos de boa qualidade, Castanhas, Sementes, Azeite, etc.
Suplementos como Lactobacillus, Própolis, Coenzima Q10, Cúrcuma, DHA, Ômega 3, Resveratrol, Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina D, e atividade física, com ingesta adequada de ÁGUA, são excelentes no combate à inflamação.
É sempre importante consultar o seu Médico.